Sociedade moderna Marrocos

A sociedade moderna

O Marrocos é certamente um país focado no futuro.
As instituições, o papel das mulheres, as políticas sociais - nenhuma área está livre do vento das mudançascom vistas a concretizar o projeto de sociedade moderna e democrática, baseada no saber e no respeito da dignidade humana.

 

Modernidade e tradição

Enriquecida pela sua herança cultural e religiosa,o Marrocos está passando por uma transformação completa. Ele está passando por uma verdadeira emancipação em nível social, econômico, político e cultural. O compromisso com a modernidade eo apego aos valores seculares dá-lhe um caráter único.

 

Imprensa e liberdade

Em cooperação com os jornalistas e editores, o governo iniciou o processo de revisão das leis de imprensa, a fim de alcançar um melhor equilíbrio entre a responsabilidade, a ética, ea liberdade de expressão. Este setor tem visto um florescimento em títulos, tanto em árabe quanto em francês, que fornecem uma ampla e qualificada informação. A liberalização do setor audiovisual também está abrindo novas áreas de expressão.

 

Processo de reconciliação

A Equidade e Reconciliação (IER) permitiu que vítimas de exílio ou prisão arbitrária pudessem emergir das sombras e testemunharem seu sofrimento passado. Ao enfrentar seu passado, através de audiências públicas e televisionadas em 2004, o Marrocos reconciliado está preparando um futuro unido e sereno.

 

Mulheres e poder

As mulheres estão cada vez mais presentes na vida política e econômica. Eles ocupam cargos de alto nível, como ministros, embaixadores e membros do parlamento. A reforma das leis de família levoua uma emancipação das mulheres. Seus direitos foram reforçados na área de direitos entre casais e os direitos das crianças foram protegidos.