Curiosidades Marrocos

O que uma Kasbah no Marrocos:

As Kasbah (tighremt em berbere) desempenharam por muito tempo o papel dos castelos fortificados, sendo lugares de refúgio para pessoas e animais, e protegendo do frio e de outras ameaças. A kasbah é uma residência majestosa ou a habitação de uma família. É um edifício imponente erguido sobre uma planta quadrada. Enquanto as kasbahs nos vales da montanha são robustas, as dos oásis do Sul têm um aspecto mais alto e elegante. Nos quatro cantos há torres com merlões.
As dimensões das sala de uma kasbah típica são ditadas pelo tamanho das vigas horizontais e geralmente são mais compridas do que largas. A sala maior é a de recepção, que muitas vezes tem um tecto pintado e é reservada aos homens. O estábulo e curral ficam no rés-do-chão.
Dois em cada três marroquinos são em termos linguísticos e culturais, berberes. Julga-se serem descendentes de povos de várias origens – incluindo ocidental, sariana e europeia.

 

O que um Ksar no Marrocos:

A Ksar (ksours plural) é uma vila cercada por um muro e protegido por torres de vigia, que inclui dentro de dezenas ou mesmo centenas de casas, além da mesquita, as ruas equipamentos comunitários e um lugar onde se realizavam as festividades. Todos os ksours ter uma ou mais entradas monumentais, por vezes, decorados com requinte.
Ksours são muito mais velhos do que o Casbah, alguns são mesmo princípio milênios, mas há também foram construídas no século 19 por tribos nômades antes. Às vezes, há um ou mais dentro de um KasbahKsar. Ksours são muito mais numerosos nos vales do leste, enquanto o Kasbahdominam a zona oeste.

 

Os Berberes ou Amazigh no Marrocos:

Fixaram-se em Marrocos em alturas diferentes e não constituem uma raça homogénea. Refugiando-se nas regiões montanhosas, sobreviveram a sucessivas invasões – as de civilizações da bacia do Mediterrâneo, dos Árabes e, muito mais tarde, as dos franceses e dos Espanhóis.
Os berberes ainda falam vários dialectos e mantêm diferentes tradições culturais. São conhecidos pela actividade comercial e pela força dos seus laços tribais e familiares.
A mula é um bem precioso entre os berberes. É usada como animal de carga para transportar pesos como forragem, sacos de cereais e recipientes com água principalmente em zonas montanhosas.

 

Orações de Sexta-feira no Marrocos:

As cinco orações diárias (salat) fazem parte dos cinco “pilares” do Islão impostos aos Muçulmanos. Os fiéis devem ir à mesquita para as orações do meio-dia ditas todas as sextas-feiras. Neste dia dedicado a Alá também ouvem um sermão pronunciado pelo khotba, ou pregador. A reunião nas orações de sexta-feira também fortalece o sentimento de comunidade dos Muçulmanos.